Manteiga de avelã

A sugestão que trago hoje é uma receita que utilizo com alguma regularidade, seja em receitas doces ou para barrar no pão. Manteiga de avelã ou outros frutos secos que quiserem.
Podemos fazer pasta ou manteiga de qualquer fruto seco e o processo é idêntico para todos eles, fazer as nossas próprias manteigas/pastas é bastante mais saudável em comparação com as que se vê à nos supermercados. 
Ingredientes
250g de avelãs
1c sopa óleo de côco (opcional)
1 pitada de sal (opcional)
Canela ou cacau (opcional)


Espalhe uma camada de avelãs numa forma com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 150ºC, durante 25 minutos. Quando estiverem bem tostadas, retire do forno, deixe arrefecer durante alguns minutos e depois tente retirar-lhes a pele. 

Depois de retirar a pele às avelãs, coloque-as no triturador juntamente com uma pitada de sal (opcional) e o óleo de côco .#bimby  Triturar até que se forme uma pasta mole, cerca de 30s na velocidade 7.
Baixar o que ficou agarrado às paredes do aparelho e voltar a triturar até que a pasta fique mais líquida, 8m na velocidade 5 (o tempo é relativo pois depende da capacidade do aparelho que usar e de como prefere a manteiga - com mais ou menos pedacinhos).
Guardar num frasco e colocar no frigorifico.

E pronto, está feita a sua manteiga de avelãs. Se quiser pode ir mais longe e juntar um adoçante natural (ou outros a seu gosto), bem como especiarias (canela ou cacau, por exemplo).

Comentários